Geriatria - Perguntas respondidas
-
Dificuldades de memória podem ser causadas por diversos fatores. Problemas de tireoide, deficiências vitamínicas, stress ou depressão também podem afetar a capacidade de registrar informações. É muito importante a avaliação médica para investigar as possíveis causas através da história, exame clínico e exames complementares. O tratamento dependerá do que for identificado nesta avaliação e buscará corrigir as alterações encontradas.
-
Os tratamentos para demência infelizmente não curam, e a doença progride mesmo em uso deles. Esses sintomas que vc conta são comuns e refletem a evolução da doença. Tenha muita paciência com ela e entenda que ela simplesmente não consegue compreender certas coisas. Não se irrite com ela. Discuta com o médico dela o que mais poderia ser feito.
-
Essa medicação é o Alendronato, usado para o tratamento de Osteoporose. Em 2,6% dos casos pode causar dores de cabeça e em menos de 1% dos casos também pode causar tonturas, ou seja, não são efeitos colaterais muito comuns, mas seria interessante você retornar ao seu médico e relatar esses fatos para que ele avalie a real causa e decida sobre a continuação da medicação. O que me pareceu estranho no seu relato foi a posologia da medicação a cada 8 horas, pois não é a posologia correta dessa medicação. Normalmente, indicamos o uso dela 1 vez por semana ou 1 vez ao dia a depender da sua dosagem. Retorne ao seu médico para a verificação correta dessa medicação.